Saiba mais sobre a Energia Solar

Saiba mais sobre a Energia Solar

Uma das principais tendência hoje é a energia solar, você sabe como funciona? A energia solar trata-se de todas as formas de se obter energia através da luz e do calor do sol, por isso é considerada uma energia alternativa, renovável e limpa. Devido ao impacto ambiental causado por outras fontes de energia não limpa, hoje as fontes renováveis são não mais uma alternativa, mas sim uma prioridade. A energia solar pode ser gerada através de diversas tecnologias mas as mais utilizadas são  a energia fotovoltaica, energia heliotérmica e energia solar térmica.

Energia Solar Fotovoltaica

Sua utilização vem crescendo cada vez mais e se difundindo pelo mundo, consiste a na conversão da irradiação solar diretamente em energia elétrica. Essa energia limpa utiliza materiais semicondutores como por exemplo o silício cristalino, quando a célula é exposta à luz, esta passa a converter a energia luminosa em energia fotovoltaica (Energia solar elétrica). Essa geração de energia é feita através de um sistema solar fotovoltaico.

Energia Heliotérmica

Essa técnica consiste em utilizar o calor da energia solar para geração de energia elétrica, onde em que a irradiação solar inicialmente é  em energia térmica e depois em elétrica. Entenda como funciona: Para coletar a energia solar heliotérmica, é necessário utilizar equipamentos que fazem a captação de energia solar e a convertem em calor, onde esse calor é transferido para um fluido (ar, água, ou óleo, em geral), que em seguida escoa para o receptor.

Energia Solar Térmica

Nestes sistemas, a energia é captada através de painéis solares térmicos, também chamados de coletores solares. São os sistemas mais simples, econômicos e conhecidos de aproveitar o sol, sendo utilizados em casas, hotéis e empresas para o aquecimento de água para chuveiros ou piscinas, aquecimentos de ambientes ou até em processos industriais. Os painéis são simples e têm a função de transferir o calor da radiação solar para a água ou óleo que passa por dentro deles para então ser utilizado como fonte de calor.