Aprenda a pintar as paredes da sua casa

Aprenda a pintar as paredes da sua casa

As paredes de uma casa são muito mais do que meras estruturas que a mantém erguida: elas podem se transformar em galerias de arte, acomodando quadros, telas, fotos, mandalas, papéis de parede e, porque não, uma boa e bela pintura?

Principalmente para quem quer reformar o cômodo de forma simples e sem gastar muito, a pintura de parede pode transformar o ambiente. Portanto, neste artigo, separamos os materiais necessários para a transformação do seu ambiente e algumas dicas infalíveis para não errar na hora de pintar as paredes. Confira!

Materiais necessários

Na hora de pintar as paredes, contar com os materiais certos garantirá melhores resultados. Listamos abaixo alguns dos principais materiais que você vai precisar:

  • lixa para parede nº 150;
  • rolo de pintura (antirespingo, se possível);
  • extensor de rolo;
  • trincha ou pincel;
  • tinta;
  • fita crepe;
  • lona plástica ou outro material para cobrir o chão;
  • espátula e massa corrida (em caso de buracos);
  • bandeja de pintura;
  • misturador ou outro material para misturar a tinta;
  • recipiente para dissolver a tinta (de acordo com instruções do fabricante);
  • EPIs: luvas, óculos, máscara etc.

Preparação da parede

Antes mesmo de pintar as paredes, é importante prepará-las para receber a tintura. Analise se há desníveis, mofo, infiltrações e outras avarias nas paredes. Em caso positivo, é preciso ajustar esses problemas para que o resultado da pintura seja satisfatório.

Se houver descamação da parede, faça a raspagem; em caso de buracos, utilize massa corrida para fechá-los e lixe-os em seguida. De modo geral, com a parede boa, o lixamento prévio e a limpeza com pano úmido é essencial para remover as impurezas da superfície.

A escolha da tinta

Primeiramente é preciso escolher uma tinta de qualidade. Indicamos para essa experiência a tinta acrílica, pela qualidade no acabamento. Contudo, existem diversas opções, uma para cada tipo de superfície e ambiente. Verifique antes qual a melhor se encaixa no seu projeto.

Antes de pintar a sua parede, é importante saber que a tinta acrílica possui três diferentes tipos de acabamentos: fosco, acetinado e semibrilho. A tinta fosca deixa as imperfeições das paredes sutis, por isso geralmente são usadas em superfícies mais rugosas. Já a acetinada e a semibrilho são usadas em paredes mais lisas.

Quanto às cores, existe uma infinidade de tonalidades e a escolha vai de acordo com o estilo e a decoração que você quer dar ao ambiente.

Passo a passo

1º passo

Se a sua tinta já vir pronta para o uso, despeje a quantidade necessária na bandeja. Caso contrário, dilua o produto em água — faça a mistura de acordo com a quantidade especificada na embalagem.

2º passo

Molhe o rolo na tinta e aplique a primeira demão na parede, fazendo movimentos em W. Nos cantos e lugares em que o rolo não alcança, finalize com um pincel.

3º passo

Espere a primeira demão secar de acordo com o tempo especificado na embalagem e passe uma nova camada de tinta. Se necessário, repita o procedimento até ficar com o resultado esperado. Pronto!

Para que o acabamento dure mais tempo, não se esqueça ainda de usar um selador. O produto vai ajudar na impermeabilização e proteger a sua pintura.

Pintar a parede de casa não é uma tarefa tão difícil. Com os materiais adequados e seguindo as orientações do fabricante da tinta, além de preparar a parede para a pintura, com certeza você conseguirá alcançar o resultado esperado.

Ficou com dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário!

Redação: Hugo Fernandes

Imagem: Reprodução

 

  • user

    JZ MAGAZINE

    Somos da JZ MAGAZINE, gostaríamos de nos apresentar. Estamos localizados em Campinas-SP. Trabalhamos com utilidades domesticas, ferramentas, roupas masculinas e femininas, artigos de papelaria e encartelados Ou seja, temos um pouquinho de tudo, e gostaríamos de convidar você para conhecer o nosso site, o www.jzmagazine.com.br Esperamos que gostem dos nossos produtos. Se tiver alguma dúvida pode ligar também no Fone: (19) 3272 8464- Campinas-SP. A venda é feita pelo Fone, ou enviando um email para jupira32@hotmail.com-- O site é um catalogo para ver as fotos dos produtos Agradecemos desde já a sua atenção e espero que gostem, aproveitem os preços eles são baratos JZ MAGAZINE www.jzmagazine.com.br

    2 anos atrás